Macaco de alças / Romper

Macaco

A minha última costura antes de férias foi este macaco. Desde que vi o molde e o tutorial no site da Purl Soho, achei que seria perfeito para as férias, para ir para a praia, ou para usar nas noites quentes de Verão. Consegui logo imaginar a minha filha com algo assim, e decidi que tinha que o fazer já para lhe dar bom uso durante estes meses.

Gosto muito do site Purl Soho, tem imensos moldes bonitos, diversos tutoriais e vários moldes grátis. Este molde é um desses (grátis), vem em tamanhos dos 2 aos 11 anos, e pelas instruções e pelas fotos parecia simples e rápido de fazer.

Só faltava escolher um tecido, e quando no mês passado vi este tecido acabadinho de chegar na Creative Stitches, achei que seria perfeito! É um algodão da Dashwood Studio, da colecção Fablewood da designer Jojo Coco.

Assim, na última tarde de costura antes de ir de férias, cortei e cosi o macaco. O molde tem 3 partes: baixo frente, baixo costas, e topo, em que frente e costas são iguais. O interior da cintura é uma tira comprida, e as alças e cavas dos braços são 2 viés compridos. A vantagem dos viés, é que não é preciso cortar as tiras todas inteiras. Pode-se cortar várias tiras curtas, e depois juntá-las até se ter o comprimento necessário. Para cada alça eu juntei 2 tiras para obter uma com o tamanho necessário. Neste tutorial da Purl Soho vê-se como juntar tiras de viés (e a maquineta para dobrar a fita não é necessária de todo, dobra-se perfeitamente só com o ferro).

As alças são ajustáveis, pois são fitas de atar nos ombros, e leva elástico na cintura, no peito e nas costas. Nas fotos parece que o topo é franzido, mas na verdade são elásticos. Bem mais simples. :-) Eu cosi todo o macaco até chegar à parte de inserir os elásticos, e aí com os túneis já criados fui à retrosaria comprar elástico com a largura certa. Depois foi só inserir os elásticos e cosê-los de acordo com as instruções, e de seguida coser as alças.

Adorei o resultado! O macaco assenta perfeitamente à minha filha (fiz o tamanho 4-5 anos), e o tecido é absolutamente lindo. Hei-de fazer este molde de novo nos próximos anos, porque é mesmo uma peça adorável, confortável e prática para o Verão.

Susana


Older Post Newer Post


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published