Português  English 

Como imprimir e montar um molde em pdf


É o início do ano, e uma das minhas intenções para a Suco by Susana é publicar tutoriais. Podem ser tutoriais acerca de costura, moldes, dicas, enfim, o que me inspirar e possa ser interessante. Para o primeiro, achei que seria bom começar pelo início, e mostrar como imprimir e montar um molde pdf. :-)

Sei que há muitas pessoas a costurar que já utilizam moldes pdf estrangeiros mas, se pensarmos bem, em Portugal este tipo de moldes ainda não é tão conhecido como noutros países, e o que é óbvio e simples para algumas pessoas pode não ser assim tão simples para outras. Tal como tudo o resto, é uma questão de aprender ou conhecer e praticar.

Tenho recebido algumas mensagens a perguntar como é que se imprimem e preparam os moldes em pdf, e achei que seria uma boa ideia mostrar em detalhe como se faz.

Quando pensamos num molde de costura, a imagem que vem à cabeça imediatamente é a de uma folha de papel enorme com os desenhos do molde todos por cima uns dos outros. Por isso se pensarmos em imprimir um molde de costura em casa, numa impressora A4, pode parecer um pouco estranho. Surgem perguntas como: Afinal como é que um molde de roupa pode caber em papel A4? É preciso aumentar o desenho depois? É preciso imprimir numa máquina especial?

Nada disso! Os moldes em pdf preparados para folhas A4 são muito mais simples do que isso! A intenção é mesmo simplificar, e conseguir que quem vai costurar consiga fazer tudo sozinha e se sinta confiante.

Então vamos lá!

Tudo começa por abrir os ficheiros. Cada molde pdf da Suco by Susana inclui habitualmente 3 ficheiros em formato pdf:

  • um ficheiro com todas as informações acerca do molde e instruções completas de como o costurar;
  • um ficheiro com o molde em formato A4;
  • um ficheiro com o molde em grande formato para ser impresso numa loja de cópias (para se não lhe apetecer imprimir, cortar e colar tudo em casa).

Os ficheiros devem ser abertos com Adobe Acrobat Reader, que é grátis e pode ser descarregado no site da Adobe: https://get.adobe.com/br/reader/

Depois disso, o primeiro ficheiro a abrir é o das instruções, para se ver as informações acerca de tabelas de medidas, tecidos recomendados, quantidade de tecido necessária para cada tamanho, planos de corte, dicas para costurar, e instruções para imprimir.

Na página que mostra como montar o molde (imagem abaixo), há uma imagem de como o molde deverá ficar depois de montado, qual a ordem certa para colar as folhas numeradas. E há também uma tabela pequena que indica quais as páginas a imprimir para o tamanho que se quer costurar. Habitualmente eu só imprimo o tamanho que quero fazer, para poupar papel e tinteiros.

 

De seguida, deve abrir o ficheiro do molde A4 também no Acrobat Reader. Todos os moldes Suco by Susana têm a função "Layers", que permite escolher somente o tamanho (ou os tamanhos) que se quer imprimir.

Assim, se eu quiser por exemplo costurar um tamanho 5 anos, mas com alguns ajustes do tamanho 6 anos, posso escolher imprimir somente esses tamanhos, em vez de todos os tamanhos que não me interessam.

Para isso, com o molde aberto, abra a janela à esquerda do ecrã que tem o desenho das folhas, abra o quadradinho por baixo de "Layers" e escolha "List layers for all pages". Aparece a lista de todos os tamanhos com um olho ao lado de cada tamanho. Com o olho visível o tamanho aparece no molde, clicando no olho ele desaparece e o tamanho no molde deixa de ser visível.

As duas últimas opções "Legenda" e "Guias de Corte" devem ficar sempre visíveis!

Nesta imagem estão todos os tamanhos visíveis:

Nesta imagem só estão selecionados os tamanhos 5 e 6 anos, e as duas últimas opções (Legenda e Guias de corte), e só isto é visível no molde.


 

Na janela de impressão deve escolher as opções "Actual Size" (ou 100%), e em baixo "Auto portrait/landscape". Isto faz com que o molde seja impresso com as medidas correctas. Se não o fizer, o seu molde poderá ficar com o tamanho distorcido, e a peça depois de costurada ficará com o tamanho errado.

 

Imprima primeiro a página 1 do molde e, com uma régua ou fita métrica, verifique que os quadrados de teste medem as medidas indicadas (ou em centímetros ou em inches). Imprima de seguida as restantes folhas.

 

A minha fita métrica tem um lado em centímetros e o outro em inches:

 

A imagem do molde completo no caderno de instruções ajuda a entender a ordem pela qual montar o molde:

 

Disponha todas as folhas pela ordem a colar, e vá buscar uma tesoura de papel e fita-cola.

 

Para cada folha corte o lado esquerdo e o topo pela linha do rebordo. Não é preciso cortar todos os lados, somente o esquerdo e o topo em cada folha. Exemplo: corte o rebordo esquerdo da folha 3...

 

... e alinhe esse rebordo com o rebordo direito da folha 2, juntando os triângulos, e alinhando as linhas do molde. Cole com fita cola. 

 

Continue com as folhas seguintes, cortando e colando cada rebordo, alinhando os triângulos.

A maneira mais simples e rápida é colar as folhas pela ordem dos números: folha 1, folha 2, folha 3, folha 4, folha 5,........ 

 

 

 

 

No final do "puzzle" todo colado deverá ficar com um molde inteiro como na imagem abaixo. :-)

 

Agora tem duas opções:

  • cortar cada peça do molde pelo tamanho que vai costurar, ou
  • copiar o tamanho que quer para papel vegetal, e guardar o molde inteiro, para ir copiando os outros tamanhos conforme precisar.

Cada peça do molde tem informação completa: que parte é (frente, costas, manga, ...), quantas vezes cortar, direcção do fio direito, direcção da elasticidade, dobra do tecido (festo), piques e marcações.

Se copiar o molde para papel vegetal, copie também essas informações.

E já está o molde pronto!!

Boas costuras!

Susana


1 comentário


  • Sandra Colaço

    Adorei! Obrigada por desfazer o novelo de confusão em relação aos PDF. Estou ansiosa por experimentar!
    Parabéns pelo excelente trabalho


Deixe um comentário


Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos